Defesa Civil lança segunda etapa da “Operação Vazante”

Por Portal do Holanda

26/10/2015 15h06 — em Amazonas

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, lançou nesta segunda-feira (26) a segunda etapa da “Operação Vazante”, que contemplará com 12 mil kit’s de limpeza, 23 municípios que deixaram a condição Emergencial por conta da enchente, nas calhas do Juruá, Purus, Baixo e Médio Solimões, Baixo e Médio Amazonas e Madeira. O primeiro a ser beneficiado será Coari.

A iniciativa do órgão consiste em auxiliar as famílias dos municípios que estão no período de vazante, e que ainda sofrem as consequências da enchente. O acúmulo de lixo nas ruas e residências, por exemplo, favorece o surgimento de doenças, colocando em risco a saúde da população.

Os kit’s começam a serem enviados esta semana para Envira, Eirunepé, Ipixuna, Juruá, Guajará, Canutama, Boca do Acre, Tapauá, Pauiní, Lábrea, Beruri, Coari, Itacoatiara, Urucurituba, Autazes, Silves, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho, Caapiranga, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Borba.

A meta é que até o fim da operação, sejam distribuídos 22 mil kit’s de limpeza nos municípios que foram afetados pela enchente deste ano.



Estiagem

De acordo com o coronel Fernando Pires Junior, o comportamento de todas as calhas dos rios do Estado está dentro da normalidade. Algumas já apresentam o fim da estiagem e o início da enchente.

“Não podemos falar de situação recorde de estiagem. As calhas seguem com níveis normais para o período. A que requer maior atenção é a do rio Negro, que está em descida gradual, mas que dentro de 15 a 20 dias, irá receber o reflexo do rio Solimões que está enchendo, o que deve minimizar o cenário”, enfatizou.

Na bacia do Juruá, as estações monitoradas pela Defesa Civil apresentam elevação gradual no nível do rio, indicando o fim da vazante. No Madeira a situação é a mesma. Já no o Purus, o monitoramento indica o início da enchente.

 

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas