Defensoria Pública bate recorde em atendimentos

A falta de defensores públicos em Manaus tem dificultado o atendimento das pessoas que procuram o órgão para resolverem algum tipo de problema. Hoje apenas nove defensores atendem a população e chegam a registrar um numero altíssimo de atendimentos. Cada um em média 1,2 mil processos judiciais. Estes números foram registrados pelo Sistema de Informações Simultâneas da Defensoria Pública da União (SIS-DPU). Na ultima pesquisa foram registrados mais de 11 mil ações que tramitam na Justiça Federal do Amazonas.
O ultimo concurso público para defensor foi em 2010 e hoje não consegue mais atender a demanda de casos, porque o numero de defensores é pouco para o numero de registros feitos na defensoria. Todos esses problemas se agravam ainda mais quando é necessário o atendimento fora da cidade, em outro municípios.
Uma das formas de resolver o problema e melhorar o atendimento tanto em Manaus como nos outros municípios, é a realização de concurso público, equiparação de salários que hoje estão defasados. Estes problemas acabam fazendo com que o defensor ingresse em outros concursos, como o de juiz federal, procurador da república e com isso o numero de titulares na defensoria diminua cada vez mais.

ASSUNTOS: Amazonas