Defensoria cria projeto voltado à população em situação de rua no Amazonas

Por Portal do Holanda

01/12/2021 6h08 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará, nos dias 2 e 3 de dezembro, a primeira edição do projeto ‘Ruas do Amazonas’, com o propósito de atuar em defesa dos direitos da população em situação de rua que vive em Manaus e no interior do estado. O evento terá início às 8h e será realizado no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci)- Aparecida, localizado na rua Wilkens de Matos, S/N, no bairro Nossa Senhora Aparecida, Zona Central de Manaus.

O projeto busca organizar este público, identificar e estreitar relações com as organizações da sociedade civil que atuam cotidianamente neste segmento e, ainda, com a Defensoria Pública, o Ministério Público e outros atores governamentais que possam se interessar.

Violência contra pessoas em situação de rua, dificuldade no acesso a documentações, ausência de políticas públicas efetivas e o tratamento recebido por este grupo perante os órgãos públicos estarão entre os temas abordados durante os dois dias de evento.

A programação contará com rodas de escuta, palestras e apresentações culturais, além de visitas em áreas de maior concentração da população em situação de rua, como a área central de Manaus. A defensora pública Stéfanie Barbosa Sobral explica que as visitas serão realizadas em conjunto com órgãos públicos convidados. “A participação destes órgãos é importante para perceber a realidade e assumir o compromisso de criar políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua”.

O evento contará com a participação de organizações que atuam na causa e da defensora pública de São Paulo, Fernanda Penteado Balera, que já desenvolve trabalhos direcionados à população de rua através do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da instituição.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas