Defendida na Aleam emancipação de Foz do Canumã e outras comunidades
O deputado Tony Medeiros destacou a visita que fez a quatro municípios do Amazonas no último fim de semana. A comunidade de Foz do Canumã, em Borba, um dos locais onde o parlamentar esteve, tem uma população de 4 mil pessoas que lutam pela emancipação da comunidade em município. Segundo Tony, são longos anos de espera.
O deputado garantiu que Foz do Canumã reúne as condições necessárias para se tornar município, inclusive no setor econômico, onde a atividade predominante é agricultura e pecuária. “Também pelo pescado, porque o jaraqui de Canumã é reconhecido em todo o Amazonas e até mesmo gerou uma festa tradicional na região”, explicou.
Tony Medeiros também ressaltou que Foz do Canumã pertence ao município de Borba, mas está localizada a cinco horas de lancha da sede do município e a apenas dez minutos da sede de Nova Olinda do Norte. “Toda a economia do Canumã, por exemplo, é gerada em Nova Olinda e não em Borba”, explicou.
O parlamentar alegou, ainda, que a comunidade aguarda, apenas, que o projeto de lei complementar no. 416/2008 seja aprovada pelo Senado Federal, para que os deputados estaduais possam aprovar as novas solicitações feitas pelas comunidades do interior, como Foz do Canumã, por exemplo. “Em áreas bem menores que as do Amazonas existem estados com 700 municípios, e nós temos apenas 62. Vamos lutar muito para que essa distorção seja corrigida”, garantiu o parlamentar.
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas