Siga o Portal do Holanda

Amazonas

CRMV-AM realiza fiscalizações em Parintins

Publicado

em

Parintins/AM - Em visita ao município de Parintins nos dias, 21 e 22 de outubro, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas, CRMV-AM, constatou que triplicou a quantidade de estabelecimentos desde a última visita, há quase 5 anos, com isso aumentaram as irregularidades como: novos supermercados e casas de produtos veterinários sem registro no órgão, sem responsável técnico (RT), sendo constatado a exposição e venda de produtos de origem animal (POA), sem condições de consumo, além do armazenamento e manipulação de alimentos de forma inadequada, sem o uso de equipamento de proteção individual (EPI),  com isso existe uma demanda crescente para os poucos médicos veterinários residentes na cidade.



Segundo, Marcelo Bastos, fiscal do CRMV-AM, a missão é muito importante, pois é através das orientações educativas que são passadas aos donos de estabelecimentos e  seus funcionários, que pretendemos conscientizá-los da necessidade de um RT, “é importante um médico veterinário como responsável técnico dentro dos estabelecimentos, sempre orientando, capacitando e trazendo qualidade na comercialização de POA, diminuindo perdas e gerando lucros para o empresário  local,” destacou, Bastos.
Com a chegada da equipe de fiscalização do CRMV no município de Parintins os comerciantes se espantaram, mas em seguida foram orientados pelo fiscais sobre a forma adequada para comercializar produtos de origem animal e ficaram satisfeitos com a fiscalização. Seu João Pedro, empresário local, disse que as informações trazidas pela fiscalização do CRMV-AM, só tem a acrescentar para melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo seu estabelecimento, “eu tento me colocar no lugar do meu cliente, por exemplo, eu fiz uma cirurgia recentemente e não posso comer nenhum tipo de alimento mal armazenado e acondicionado, por isso, eu só tenho a agradecer as orientações do conselho”. Destacou João Pedro.

Atualmente o município de Parintins tem mais de 100 mil habitantes, com grande potencial para o agronegócio, além de ser um importante polo educacional, para Carlos Augusto Machado Carneiro, presidente do CRMV-AM, isso tudo faz com que se torne possível a criação da primeira Delegacia Regional do CRMV-AM e em breve, definir rumos juntamente ao Conselho Federal de Medicina Veterinária, em Brasília-DF, para que este sonho se torne realidade, no município de Parintins.



“Se faz necessário criar a delegacia para poder fiscalizar melhor estabelecimentos como: clínicas, consultórios, pet shops, supermercados, mercados e matadouros em outros municípios como: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará”, ressaltou Carneiro.

As fiscalizações continuarão em todo Estado do Amazonas. Mais seis municípios serão fiscalizados até dezembro de 2015. E quem quiser denunciar alguma irregularidade em estabelecimentos comerciais com produtos de origem animal, clínicas e consultórios clandestinos pode entrar em contato, através do disk denúncia do CRMV-AM: 98818-1384.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.