Início Amazonas Crianças fazem passeio a cavalo como terapia em Manaus
Amazonas

Crianças fazem passeio a cavalo como terapia em Manaus

Terapia

Envie
Envie

Manaus/AM - A prática de equoterapia, que é terapia com uso de cavalos, encantou e emocionou as crianças atendidas nos abrigos O Pequeno Nazareno (OPN), Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) e O Coração do Pai (OCP), que participaram da ação “Todo dia é dia de criança”, promovida na manhã desta quinta-feira (12/12), pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), no Comando de Policiamento Especializado (CPE), no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

Coordenado pela defensora pública Flávia Lopes, da Defensoria de Projetos Especiais, o evento levou cerca de 80 crianças assistidas ao espaço. Os cavalos Thor, Robusto, Dominador e Comanche fizeram dezenas de viagens levando nas celas os pequenos, com idades de 2 a 14 anos. A alegria era tanta que alguns, ao finalizar o percurso, abraçavam os animais, demonstrando gratidão pelo passeio.

“Esse tipo de atividade ajuda a amenizar a dor e o sofrimento dos pequenos e pequenas vítimas de violência”, exemplificou a coordenadora do serviço, assistente social Sulamita Souza de Castro, do Saica, que é vinculado à Prefeitura de Manaus.

“Essas crianças chegam a nós após o momento da violação dos seus direitos. Todas essas atividades lúdicas – poder sair do abrigo para integrar-se com outras crianças – alivia, ameniza a dor e o sofrimento da violação”, completou a coordenadora, para afirmar ser um ganho dobrado para as crianças e adolescentes. “Esse tipo de atividade cria a oportunidade para elas vivenciarem experiências lúdicas, momentos prazerosos e também a oportunidade de fortalecer a rede de acolhimento institucional”.

Outra que destacou a iniciativa pelo convívio com os animais foi Vânia Hall, diretora do abrigo O Coração do Pai. “A experiência foi muito boa pela convivência com os animais. As crianças adoraram”, assegurou.

equoterapia_policia_militar_dpe-_img_3576.jpg

Atendimento  

O capitão João Paulo de Araújo Queiroz, subcomandante do Regimento de Cavalaria, manifestou a satisfação da Polícia Militar em oferecer essa atividade para as crianças.

Além do policiamento preventivo e repressivo, o Regimento da Cavalaria tem a escolinha de equitação Tiradentes, em funcionamento desde 1988, e também a equoterapia, que usa o cavalo como meio de possibilitar ao praticante, seja crianças, adultos e idosos, a possibilidade de restabelecer movimentos ou reduzir as limitações.

Fotos: Divulgação/DPE-AM

Siga-nos no

Google News