Criação do Conselho Municipal da Juventude é tema de discussão
A criação do Conselho Municipal da Juventude será tema de audiência pública, no próximo dia 22, na Câmara Municipal de Manaus, onde serão discutidas as políticas públicas voltadas para saúde, educação e emprego dos mais de 541 mil jovens de Manaus, o equivalente a 30% da população da capital, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com a vereadora Therezinha Ruiz, que irá coordenar a audiência, a criação de um conselho municipal tende a fortalecer e direcionar as demandas dos jovens do município. Ela destaca que é através do Conselho que o governo municipal e a sociedade vão buscar soluções para os principais problemas dos jovens da cidade.
No conselho, explicou a parlamentar, seus membros representarão vários setores do poder público municipal e da sociedade civil, em observância ao princípio da pluralidade, onde as idéias possam ser aglutinadas e debatidas de maneira democrática.
Therezinha Ruiz lembrou que o tema está em debate mundial neste momento em que acaba de acontecer a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro. “A visita do Papa Francisco ao Brasil mostrou a força da mobilização dos jovens que são também a força matriz da economia e do futuro do País. São eles os responsáveis pela mobilização que tomou conta das ruas das principais cidades, nada mais justo do que inserí-los na luta por projetos que possam beneficiá-los”.
O evento será feito em parceria com o vereador Elias Emanuel, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso, da CMM. “Nós vimos nesse evento que os jovens estão sim interessados em lutar por um País melhor. Em Manaus, temos muitos jovens com o mesmo ideal”, disse.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas