Início Amazonas Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal no Amazonas
Amazonas

Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal no Amazonas

Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal no Amazonas
Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal no Amazonas

Manaus/AM - Nos últimos dois anos, o Brasil alcançou avanços significativos na cobertura vacinal da população. O Ministério da Saúde registrou um aumento expressivo no número de municípios que superaram a meta de 95% de imunização para as vacinas essenciais do calendário infantil. 

No Amazonas, o número de municípios que atingiram a cobertura vacinal superior à meta para esse imunizante subiu de 9, em 2022, para 34, em 2024, o que corresponde a um aumento de 277%. A alta também foi registrada na segunda dose, que passou de duas para 12 cidades, superando a meta. 

O número de municípios que atingiram a meta para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) no Amazonas também registrou crescimento, subindo de oito em 2022 para 30 em 2024. Esse avanço acompanha o cenário nacional, que registrou um aumento de quase 93%, passando de 1.466 cidades em 2022 para 2.825 em 2024.  Em novembro, o Ministério da Saúde substituiu a VOP, conhecida como gotinha, por uma dose de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) que é injetável, para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.

A nova estratégia para uso do imunizante injetável é mais um passo para garantir que o Brasil se mantenha livre da poliomielite. O país está há 34 anos sem a doença, graças à vacinação em massa da população. 

Para a ministra Nísia Trindade, esses resultados demonstram o compromisso do Brasil com a proteção da população. “Desde o início da gestão, nosso objetivo foi retomar e ampliar as coberturas vacinais. Ao fortalecer o sistema de saúde e investir na atenção primária, criamos condições para que a vacina chegue a todos os brasileiros. O Movimento Nacional pela Vacinação foi um marco e com o apoio de parceiros nacionais e internacionais, hoje colhemos os frutos desse trabalho”, destacou. 

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?