Cresce número de motociclistas habilitados no Amazonas
Manaus/AM - O número de motociclistas no Brasil segue em rápida expansão, e o Amazonas se destaca entre os estados com maior crescimento proporcional de condutores habilitados na categoria A, voltada para veículos de duas ou três rodas.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), analisados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o estado do Amazonas figura entre os quatro com maior aumento no número de habilitações para motocicletas, ao lado de Alagoas, Bahia e Piauí.
Atualmente, a frota nacional de motocicletas ultrapassa os 35 milhões de veículos, um crescimento de 42% na última década. Esse avanço acompanha o aumento de 38,4% no número de condutores habilitados na categoria A, totalizando mais de 40 milhões de brasileiros aptos a pilotar motocicletas.
Os dados refletem uma tendência de crescimento fora dos grandes centros urbanos, reforçando o papel cada vez mais relevante da motocicleta como meio de transporte em regiões como o Norte e o Nordeste. No caso do Amazonas, a motocicleta tem se consolidado como uma alternativa prática e acessível, especialmente em áreas onde o transporte público é limitado ou com infraestrutura viária mais desafiadora.
Setor de duas rodas vive crescimento histórico no Brasil
O aumento no número de motocicletas e de condutores habilitados evidencia que o setor de duas rodas passa por um momento histórico no Brasil. Mais do que um meio de transporte, a motocicleta tem se consolidado como uma solução eficaz de mobilidade urbana, além de ser uma ferramenta indispensável de trabalho e geração de renda para milhões de brasileiros.
Motocicleta como estilo de vida
A relação com as duas rodas vai além da praticidade para muitos apaixonados pela liberdade que só a estrada oferece. É o caso da tatuadora Gessiane Sena, natural de Porto Velho e moradora de Manaus, que cultiva essa paixão desde a infância. “Venho de uma família de motociclistas. Está no meu DNA”, conta, com bom humor.
Há oito anos, Gessiane integra o As Amazonas Moto Clube Brasil, o primeiro moto clube feminino do Amazonas, com o qual realiza diversas viagens. Uma das mais marcantes, segundo ela, foi até a Guiana. “Foi uma experiência única. A paisagem é incrível — poder ver o horizonte, acompanhar o nascer e o pôr do sol… são momentos raros. A moto me proporciona uma conexão intensa com o mundo ao meu redor. Para mim, ela é uma extensão da minha alma livre”, descreve.
ASSUNTOS: Amazonas