Covid-19: Municípios do Amazonas recebem concentradores de oxigênio

Por Portal do Holanda

22/01/2021 20h33 — em Amazonas

Concentradores de oxigênio - Foto: Divulgação/Secom

Manaus/AM - Até esta sexta-feira (22), 38 cidades receberam concentradores de ar, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). As demais cidades receberão o equipamento nos próximos dias.

Os concentradores de oxigênio são equipamentos que armazenam e filtram as moléculas de oxigênio em seu interior. Ou seja, todo o processo é realizado no interior da máquina. O ar é retirado do ambiente, purificado, concentrado e enviado ao paciente através de cânulas ou máscaras.

Somente nesta sexta-feira, foram encaminhados para 11 municípios os equipamentos, sendo Jutaí (4 concentradores), Santo Antônio do Içá (4 concentradores), Itamarati (5 concentradores), Japurá (4 concentradores), Pauini (5 concentradores), Anamã (4 concentradores), Beruri (4 concentradores), Novo Airão (4 concentradores), São Gabriel da Cachoeira (5 concentradores), Apuí (4 concentradores) e Urucurituba (4 concentradores). No total, 200 concentradores serão destinados para 49 municípios do Estado. 

Envio de equipamentos - Mais quatro gasômetros para avaliar os parâmetros ventilatórios de pacientes de Covid-19 estão sendo encaminhados aos municípios de Eirunepé, Iranduba, Humaitá e Tabatinga.  Em 2020, o Governo do Amazonas enviou outros quatro gasômetros para os municípios de Tefé, Lábrea, Manacapuru e Itacoatiara.

Uma usina de aquisição do Ministério da Saúde (MS) também foi encaminhada ao município de Manacapuru. Já em Tabatinga foi iniciado o processo de instalação de uma usina de doação do Hospital Sírio-Libanês. Os municípios de Tefé, Eirunepé, Lábrea e Carauari também receberão a instalação de usinas de oxigênio, seguindo os parâmetros do Plano Diretor de Regionalização (PDR), da (SES-AM).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas