
A Ponta Negra reuniu, na tarde deste sábado, 08, aproximadamente quatro mil participantes na 4ª Corrida da Mulher. O evento foi promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Entre as participantes, destaque para Juliana Gusmão, Ciranilde Santos e Deise Rodrigues, que faturaram o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.
Juliana Gusmão é conhecida por ocupar o pódio nos principais eventos de corrida em Manaus. Este ano, ela fechou seu tempo na Corrida da Mulher com a marca de 16min36seg. “Participei ano passado desta corrida, mas não ganhei. Este ano, graças a Deus, estava bastante concentrada e fiz uma ótima prova. Esta corrida é diferente das demais por ter somente mulheres e ser no nosso dia. Por isso, essa medalha tem um significado diferente para mim”, disse Juliana, que após terminar a prova desfrutou dos serviços oferecidos no evento, como salão de beleza, aula de body jump, massagem corporal e degustação de frutas.
Grávida de nove meses, Luliane Santos chamou a atenção na corrida por ter conseguido completar o percurso. Ela explicou que antes de encarar a prova, fez toda a preparação com seu médico para conseguir percorrer os cinco quilômetros. “Eu não tive medo de participar, mesmo com esse barrigão. Fiz caminhadas diárias e cuidei da minha alimentação para que não ficasse cansada durante o percurso. Não queria perder este momento de celebração e estou emocionada e feliz por estar aqui. O Adrian já vai nascer um atleta”, brincou a mãe, prometendo voltar ano que vem com o filho.
O titular da Semjel, Fabrício Lima, disse que o número de participantes deste ano na Corrida superou todas as expectativas. E para 2015, a promessa é aumentar o número de inscrições e fazer uma festa ainda mais bonita. “Estou muito feliz e realizado em ver tantas mulheres participando deste evento. Agradeço a participação de todas as mulheres, aos nossos patrocinadores, ao incentivo do nosso prefeito Arthur Virgílio Neto. Em 2015, queremos colocar mais mulheres aqui e fazer um evento ainda melhor”, disse o secretário.
Mulheres de Fibra
Após a corrida, a atenção do público voltou-se para a entrega do Prêmio Mulheres de Fibra, dedicado àquelas que fazem história no cenário de Manaus e que representam a fibra da mulher amazonense. Este ano, a homenagem foi feita para a primeira-dama do município e titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia; à primeira-dama do Estado, Nejmi Abdel Aziz, à professora Arthemis Soares; a Ednelza Sahdo, conhecida como a dama do teatro amazonense; a Kátia Maria, conhecida como a rainha do rádio amazonense; além da esposa do lutador José Aldo, a educadora física Viviane Oliveira.
Durante a homenagem, a secretária Goreth Garcia parabenizou as mulheres pela data e destacou a força das amazonenses. “Este é um momento maravilhoso para nossas mulheres e dedicado totalmente a elas. Cada detalhe aqui foi pensado para celebrar a mulher batalhadora, corajosa, carinhosa, as mulheres amazonenses que batalham dia após dia. De coração, espero que cada uma se sinta abraçada nesta corrida”.
A ida da secretária da Semasdh até o evento ocorreu mesmo após ela ter passado o dia percorrendo vários bairros de Manaus para verificar os estragos causados pela chuva. Em seu discurso, ela também lembrou e homenageou Elaudia Cândido, mãe do bebê que morreu em decorrência do desabamento de um muro durante a chuva. "Tive um dia cheio de compromissos, mas não poderia deixar de participar. Quero dedicar esse prêmio em especial a Elaudia, que é mãe e infelizmente perdeu o filho. Tenho certeza que ela é uma mulher de fibra e vai encontrar forças para seguir a vida e cuidar dos outros filhos", disse.
A primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz também agradeceu a homenagem. “É com muita alegria que recebo este prêmio diante de tantas mulheres batalhadoras e que servem de exemplo. Agradeço a lembrança e dedico este troféu a todas as corredoras que estão aqui hoje e as que não puderam vir”, disse Nejmi Aziz.



















Confira o resultado da 4ª Corrida da Mulher
1- Juliana Gusmão – 16min26seg
2- Ciranilde Santos – 16min40
3- Deise Rodrigues- 18min02seg
FOTOS: ANTONIO LIMA/SEMJEL





































