Compartilhe este texto

Convênio com HUGV amplia número de consultas e cirurgias no Amazonas

Por Portal do Holanda

17/12/2020 10h54 — em
Amazonas


Convênio com HUGV foi assinado por Wilson Lima na quarta-feira - Foto: Diego Peres/Secom

Manaus/AM - Na quarta-feira (16), em Brasília, foi assinado convênio com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o governo do Amazonas para ampliação da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O convênio vai auxiliar na redução de filas de consultas, exames e cirurgias eletivas da rede estadual, além da ocupação dos três principais hospitais e prontos-socorros da capital.

“A partir desse contrato, consultas e procedimentos cirúrgicos estarão disponíveis em nosso sistema de regulação, com o estado podendo regular até 75%. Temos também a possibilidade de ampliar a nossa oferta na área cirúrgica", explicou o governador.

Com o convênio, 75% dos serviços (como consultas ambulatoriais, cirurgias e exames) e 85% dos leitos hospitalares para internação passam a ser oferecidos por meio do Sistema Nacional de Regulação e regulados pela Central Única de Regulação e Agendamento de Exames e Consultas (Cura). Os 25% restantes serão voltados para o fomento do ensino e pesquisa, garantindo a formação e qualificação profissional, de acordo com as necessidades de saúde.

O financiamento dos serviços pactuados entre as instituições será deduzido do limite financeiro de média e alta complexidade repassado pelo Governo Federal ao Estado do Amazonas, devendo totalizar cerca de R$ 23 milhões por ano, que serão repassados ao hospital.

 

Estrutura do Getúlio Vargas

O HUGV é uma unidade referência para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncológica. O hospital também oferece cerca de 70 serviços em especialidades médicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.

A unidade tem capacidade para 63 mil consultas, por mês, mais de 13 mil cirurgias, mais de 417 mil exames laboratoriais e 57 mil outros exames. A unidade também conta com 129 leitos, divididos em cirurgia geral, clínica geral e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adultas e pediátrica.

O hospital conta com o apoio diagnóstico de laboratórios clínicos, que oferecem desde exames mais simples como hormonais, a exames sorológicos e imunológicos, genéticos e microbiológicos. Já no parque de imagem, estão disponíveis aparelhos como tomógrafos, ressonância, mamografia, raio-x, ultrassom convencional e doppler, ecogrago e endoscópio.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas