Convênio com dez prefeituras leva R$ 3,5 mi ao interior

Por

06/06/2014 14h49 — em Amazonas

Com o objetivo de garantir atendimento às famílias do interior do Estado afetadas pela cheia dos rios, o governo do Amazonas anunciou nesta sexta-feira, 6 de junho, o repasse de R$ 3,52 milhões às prefeituras de Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Guajará, Canutama, Anori, Careiro da Várzea, Anamã, Humaitá, Boa Vista do Ramos. O convênio foi assinado pelos prefeitos e pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas e secretário da Defesa Civil do Estado, coronel Roberto Rocha, na sede da Defesa Civil, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
Os recursos deverão ser usados para aquisição de combustível, logística de materiais, remoção de famílias atingidas e a contratação de serviços para ações integradas de auxílio à população. No momento, 31 municípios estão em estado de emergência, Boca do Acre e Humaitá decretaram situação de calamidade e a Defesa Civil analisa as situações de Tefé e Maraã.
Além deste convênio, o governo do Amazonas já enviou às cidades atingidas cerca de 600 toneladas de ajuda humanitária, sendo 600 toneladas só de cestas básicas, além de 30 mil toneladas de kits de dormitório, água mineral, higiene pessoal, limpeza, medicamentos, filtros microbiológicos, mosqueteiros, kits de madeira para construção de pontes e marombas.
Segundo Rocha, o plano emergencial para enfrentamento da enchente elaborado pelo governo do Estado tem capacidade para atender até 50 municípios. Ainda de acordo com ele, as ações da Defesa Civil são integradas com as medidas das prefeituras. “Essa ação é do governo e todos os prefeitos que estão aqui atenderam aos protocolos e foram orientados sobre a melhor maneira de atender a população”, afirmou.
Fotos: Roberto Carlos/Agecom