Compartilhe este texto

Contratação da Beneficente Portuguesa é solicitada na Aleam

Por Portal Do Holanda

14/04/2020 15h15 — em
Amazonas


Sugestão e fazer contratação pela tabela do SUS - Foto: Eustáquio Libório/Portal do Holanda

Manaus/AM – A contratação do Hospital Beneficente Portuguesa com pagamento da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) para desafogar os demais hospitais públicos de Manaus foi solicitada na sessão da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), desta terça-feira, dia 14.

“Tomamos iniciativa no ano passado, junto com a deputada Therezinha, deputado Adjuto Afonso e deputado Abdala Fraxe. Senti uma certa má vontade de parte da Susam, uma resistência muito grande em contratar o Beneficente Portuguesa pagando a tabela SUS. Assim como também vi de parte da Susam muita má vontade em relação do hospital HUGV [Hospital Universitário Getúlio Vargas]”, disse o deputado Serafim Corrêa, que fez a solicitação junto com outros parlamentares.

Serafim afirmou que se o Estado tivesse seguido a Lei do SUS, nº 8080/1990, a crise na saúde pública poderia estar controlada.

“Lá está dito o que é o SUS. O Sistema Único de Saúde usa primeiro todas as instalações de saúde federais, estaduais e municipais. Depois usa as filantrópicas, que é o caso da Beneficente e, por último, a medicina privada, complementarmente”, explicou.

O líder do PSB na Aleam também destacou que as Organizações Sociais não representam a solução para o gargalo na saúde pública e deu como exemplo a situação do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Intervenção federal

“O Delphina Aziz foi entregue a uma OS que faz três cirurgias por dia numa estrutura daquelas. Aí mantém aquela enormidade de leitos. Vi claramente a intervenção do governo federal, através do Ministério da Saúde, que não conversou com o governo estadual. Conversou com o Conselho Federal de Enfermagem, com o Conselho Federal de Medicina e deram a decisão de transformar o Delphina Aziz num centro referência de tratamento do novo coronavírus sem falar com o governo do estado, que soube da decisão na mesma hora que nós estávamos sabendo”, lembrou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Beneficente Portuguesa, COVID-19, hospital, Tabela do SUS, Amazonas, Coronavírus

+ Amazonas