Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Conselho identifica 13 falsos dentistas atuando no Estado do Amazonas

Publicado

em

 

De janeiro até outubro deste ano, 26 cidades do interior do Amazonas já foram fiscalizadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Amazonas  nas ações de combate ao exercício ilegal da profissão de cirurgião-dentista. Em Manaus e no interior, foram 13 casos de falsos dentistas identificados e 244 notificações por diversos tipos de irregulares. 


Segundo o presidente do CRO-AM, João Franco, o número é considerado alto pelo conselho, já que são pessoas sem nenhuma formação na área que estão colocando em risco a saúde dos pacientes. “Quando conseguimos identificar um caso, estamos evitando que centenas de pessoas sejam atendidas por uma pessoa sem formação em odontologia, estas, estão, com certeza correndo risco de problemas de saúde e contaminação por doenças”, disse.


Este ano já foram visitados os municípios de Manacapuru, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Tefé, Uarini, Alvarães, Careiro Castanho, Manaquiri, Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Itacoatiara, Jutaí, Iranduba, Itapiranga, Silves, Autazes, Nova Olinda do Norte, Urucará, São Sebastião de Uatumã, Coari e Codajás.


Em Uarini, a fiscalização flagrou novamente um vereador que atuava como falso dentista, mesmo sem ter formação na área de odontologia. Após ser denunciado à Polícia Civil, que investigou o caso, o vereador teve o consultório fechado. A proposta da Justiça é doar os equipamentos do consultório para a rede pública de outro município. “Essa decisão judicial foi motivada pela fiscalização do CRO que constatou a atividade ilegal”, disse.


O Amazonas tem, aproximadamente, 4 mil profissionais inscritos. A população pode ajudar no combate aos falsos dentistas denunciando para o conselho e ainda para os órgãos de polícia. A sede do CRO fica na Rua Silva Ramos, nº 71, no Centro de Manaus. As denúncias podem também ser feitas pelo 0800 284 1380, Whatsapp 99618-8148 e pelo telefone 3131-2200.


Programação
Como parte da programação do Dia do Cirurgião Dentista (25 de Outubro), o presidente João Franco, reforça a importância da população em buscar um profissional inscrito no CRO-AM. “Somente o cirurgião-dentista pode realizar qualquer procedimento na boca do paciente. É importante que ao fazer o contato inicial, o paciente já busque confirmar o registro do profissional solicitando a carteira de identidade profissional”, destacou.
Nesta sexta-feira, dia 23, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o CRO irá realizar a homenagem a 13 cirurgiões-dentistas que se destacaram em ações na área de odontologia do Amazonas, a partir das 10h. A tarde serão realizadas atividades educativas em abrigos.


No sábado, dia 24, serão realizadas atividades educativas no Shopping Uai São José e no domingo será realizada a Caminhada da Odontologia no Amazonas, no Parque dos Bilhares, Djalma Batista, a partir das 7h. O evento é gratuito e aberto ao público. Os profissionais inscritos no CRO-AM receberão um kit, personalizado com blusa e viseira, para participação. 
 

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.