Conjunto Beija-Flor recebe serviço de drenagem profunda

Por

05/07/2014 9h42 — em Amazonas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), executa serviço de drenagem profunda na rua Macuxi, no Conjunto Beija-Flor, zona Centro-Sul. Os trabalhos seguem cronograma elaborado pela equipe de engenharia da Divisão Distrital de Dragagem e Drenagem da pasta que, diariamente, faz visitas técnicas nas áreas que apresentam problemas de infraestrutura.

Com uma equipe de 11 trabalhadores, são utilizados na ação 26 tubos de 1,5m, quatro caçambas de 10m³ para barro e uma escavadeira. No local, foi necessário fazer uma contenção de meio-fio provisório para o desvio da água.

“Quando percebi que a situação complicava a cada chuva, eu me preocupei. Porque a erosão foi se abrindo cada vez mais e alagava tudo. E como essa rua é íngreme, a água descia direto para cá, em direção a minha casa” – conta a dona de casa, Adriana Costa, apontando para a erosão.

O secretário da Seminf, Luiz Borges, explica que é fundamental que os serviços sejam realizados. Ele ressalta que as obras de drenagem profunda seguem um cronograma semanal e, agora, com a chegada do verão, os trabalhos serão intensificados. O serviço é essencial para a melhoria da urbanização da cidade, evitando alagamentos e maiores transtornos à população.

“Nossas equipes trabalham em várias frentes e, como as chuvas cessaram, elaboramos um cronograma das áreas mais precárias. A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é trabalhar no sentido de restabelecer o bem-estar das comunidades”, enfatiza Borges.

A Seminf informa que o trabalho tem previsão de conclusão de 30 dias. A secretaria está atuando também em outras áreas da cidade, realizando serviços de limpeza e recuperação de caixa de esgoto, sarjetas, meio-fio e calçadas, além de contenção em rip-rap e dragagem em igarapés, como o do Mindu, Passarinho e da Redenção.  O material retirado dos leitos desses igarapés, como areia lavada e bota-fora, é utilizado em obras de aterros, além de outras.

Foto: Divulgação/Seminf