Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia reunirá grandes nomes da saúde pública

Por Portal do Holanda

30/11/2021 17h00 — em Amazonas

O evento propõe atualização e discussão de estratégias voltadas para a prevenção, o diagnóstico e o atendimento aos doentes, que poderão se tornar futuras ações e projetos locais / Foto: Divulgação

O Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o I Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia - One Health.

O evento, em formato online, reunirá pesquisadores, representantes do Ministério da Saúde e de secretarias municipais de Saúde que irão debater e propor estratégias voltadas para a prevenção, o diagnóstico e o atendimento de pessoas acometidas por leptospirose.

Conforme a organizadora do congresso, a pesquisadora Luciete Almeida, a proposta é reunir a comunidade acadêmica, instituições de pesquisa, secretarias de Saúde, farmacêuticos, biólogos, vigilância sanitária e pessoas de áreas afins para trocar e reunir informações acerca do tema. 

“Faremos uso de trabalhos científicos, mesas redondas, relatos de experiências e conferências para subsidiar desenhos estratégicos que tenham como enfoques as leptospiroses humana, ambiental e animal. Com a discussão de estratégias voltadas para a prevenção, o diagnóstico e o atendimento aos doentes, que poderão se tornar futuras ações e projetos locais e regionais”, afirmou Luciete Almeida.

O I Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia propõe ainda a formação de parcerias entre pesquisadores e profissionais de saúde com vistas a fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica da doença, a nível local, estadual e regional, através do intercâmbio de informações entre instituições de pesquisa, secretarias de saúde e órgãos ambientais.

As inscrições para o I Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia podem ser feitas pelo site clamazonia.com.br.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas