Início Amazonas Confira os locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher na próxima semana
Amazonas

Confira os locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher na próxima semana

Confira os locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher na próxima semana
Confira os locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher na próxima semana

Manaus/AM – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa os novos locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher a partir da próxima segunda-feira, 7 de abril. O serviço itinerante, que conta com cinco estruturas móveis, visa levar serviços e procedimentos de saúde essenciais para a população feminina em todas as zonas sanitárias distritais do município: Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que as Unidades Móveis de Saúde da Mulher completam quase dois anos de atuação, integrando a estratégia da Semsa para fortalecer a assistência à saúde da mulher, com foco especial no atendimento pré-natal e na prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero.

“Nessas estruturas, as usuárias têm a oportunidade de realizar exames preventivos, mamografias e ultrassonografias sem a necessidade de agendamento prévio. Essa facilidade contribui significativamente para o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de útero e de mama, que são os tipos de câncer que mais afetam as mulheres na região Norte”, ressalta a secretária.

Shádia Fraxe enfatiza ainda a importância do serviço itinerante para a ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) no município. “As unidades móveis desempenham um papel crucial ao atender áreas de vulnerabilidade social e locais com poucos recursos de saúde, que muitas vezes estão distantes das unidades básicas. Dessa forma, garantimos que as moradoras dessas comunidades tenham acesso a serviços de saúde fundamentais”.

Confira os novos locais de atendimento:

Zona Norte: A unidade móvel permanece atendendo na rua Junqueiro, 1.259, conjunto Arco-Íris, ao lado da escola estadual Belarmino Marreiro, bairro Novo Aleixo, no período de 31 de março a 11 de abril.

Zona Leste: A partir de 7 de abril, o atendimento será realizado na rua Rio Ajarani, 162, na divisa com o bairro Zumbi dos Palmares, bairro Armando Mendes, com previsão de permanência até 18 de abril.

Zona Oeste: A unidade segue atendendo na rua Olinda, s/nº, bairro Redenção, de 31 de março a 11 de abril.

Zona Sul: A partir de 7 de abril, a estrutura estará localizada na rua Des. Felismino Soares, 215, ao lado do CMEI Gustavo Capanema, bairro Colônia Oliveira Machado, com atendimento previsto até 25 de abril.

Zona Rural: O atendimento será oferecido na marina do Davi, localizada na avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, no período de 7 a 17 de abril.

Nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, as usuárias têm acesso a uma variedade de serviços, incluindo consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, primeira consulta de pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da dispensação de medicamentos básicos.

O serviço municipal é exclusivo para a população feminina e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em dias úteis, incluindo pontos facultativos da administração municipal. O atendimento é realizado por ordem de chegada, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade e do cartão do SUS.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?