Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Conferência debate consolidação da assistência social nesta terça

Publicado

em

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) completou dez anos de apoio e proteção à população. Após uma década, a consolidação do sistema ainda é um desafio para a maioria das cidades brasileiras. Para discutir os diversos aspectos relacionados ao assunto, acontece nesta terça-feira, 4, a abertura da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano tem como tema geral: “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social/SUAS de vez rumo a 2026” e o lema: “Pacto Republicano no Suas rumo a 2026: O Suas que temos e o Suas que queremos”.

O evento, realizado em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), começa às 19h, no Centro Cultural Vasco Vasques, e visa discutir a construção das políticas de assistência social e articulação intersetorial com as demais políticas instituídas no município.

Para a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Goreth Garcia Ribeiro, o grande desafio é criar condições para que a assistência social seja vista como um direito da população e não como uma política assistencialista.

“Ao longo da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto nós temos nos empenhado em criar as condições necessárias para o fortalecimento das ações e das políticas de assistência social. Melhoramos os equipamentos e os aparelhos necessários ao desenvolvimento das ações e a nossa meta é poder melhorar as condições dos nossos assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que atuam diretamente nesse campo. Sabemos que a questão salarial é um dos  nossos pontos frágeis, recursos foram perdidos ao longo dos últimos dez anos, mas não estamos de braços cruzados. Nossos técnicos estão empenhados para garantir os benefícios e cada ponto conquistado é um avanço. Aos poucos vamos montando equipes preparadas com profissionais qualificados que vão garantir direitos, enfrentar a pobreza e proteger as pessoas mais vulneráveis”, destaca Goreth Garcia Ribeiro.
Entre as ações desenvolvidas pela Semmasdh durante a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto estão a implantação do Sistema de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, intensificação das abordagens ao morador de rua, ações de conscientização sobre o autismo e a Síndrome de Down, construção e consolidação dos Centros POP, aparelhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ampliação dos serviços prestados nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), melhoria nos abrigos, criação da agenda de convergência de Proteção à Criança e Adolescente em parceria com o Unicef, parceria com Instituto Sabin e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), além das campanhas de enfrentamento à violência e exploração de crianças e adolescentes.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.