Concurso de telas define o cartaz do Festival Folclórico de Parintins 2016
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), realiza no dia 15 de abril o concurso de telas para escolha do cartaz oficial do Festival Folclórico de Parintins 2016, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O secretário municipal de cultura e turismo, Zezinho Faria, manteve encontro com o presidente da associação dos artistas, Rob Barbosa, na semana passada para discutir a organização do evento.
Entre os pontos debatidos na reunião esteve a questão a divulgação do cartaz do festival 2016 em âmbito nacional e internacional para atrair turistas a conhecer o espetáculo de Parintins. O secretário Zezinho Faria informou ao presidente da associação dos artistas, Rob Barbosa, que a premiação aos campeões do concurso vai ser anunciada, a partir da definição do valor do patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), ao festival de Parintins 2016.
De acordo com secretário Zezinho Faria, o prefeito de Parintins, Carlos Alexandre Ferreira Silva, orientou a antecipação do concurso de telas para escolha do cartaz e assim fazer ampla divulgação do festival folclórico. “O objetivo do cartaz do festival é atrair e convidar os turistas de longe, de outras regiões do Brasil, inclusive do exterior, das Américas, da Europa, de todos os continentes. Para isso, nós temos que colocar com muito mais antecedência como este ano”, ressalta.
O secretário destaca que a Sectur depende, para a realização do concurso, de parceiros como o Governo do Estado e Coca-Cola Brasil, principais patrocinadores do festival. “Eles todos comungam dessa ideia, muito embora quase uma tradição esse concurso acontecer muito próximo do festival. Com a recomendação do prefeito Alexandre, conseguimos antecipar um pouco para que as pessoas possam se programar e escolher o roteiro Parintins”, acentua.
presidente da AAPP, Rob Barbosa, explica que o concurso tem uma finalidade e um objetivo, não restringido somente a escolha de cartaz e premiação. Conforme ele, o concurso busca incentivar jovens e adultos às manifestações artísticas e culturais. “Envolve todo um sistema que estava esquecido. O concurso era realizado muito em cima da data do festival e não dava tempo de haver essa divulgação em âmbito nacional. O objetivo do cartaz é vender a imagem do festival”, analisa.
Rob Barbosa demonstra ter certeza que os artistas vão apresentar trabalhos com bons resultados. “Nós notamos que há um interesse muito grande do secretário com a associação em resgatar todos esses valores. Os artistas ficam motivados a fazer um trabalho a contento. Com uma pessoa que entende essas questões, fica mais fácil de trabalhar e mostrar resultados. Quanta a premiação, isso fica em segundo plano, porque a gente sabe que o recurso chega depois da festa”, afirma.
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