Comunidades e movimentos sociais se reúnem para solenidade de posse no MPF
A forte presença de líderes comunitários, povos indígenas e representantes de movimentos sociais na solenidade de posse da nova chefia do Ministério Público Federal no Amazonas, demonstrou o perfil de administração que os procuradores da República Julio José Araujo Junior, empossado procurador-chefe do órgão no Estado, e Alexandre Jabur, seu substituto, propõem para a instituição ao longo do mandato: aproximar cada vez mais o MPF dos cidadãos.
Estavam representadas na solenidade as comunidades do Tarumã, Uberê, São Francisco do Mainã e Jatuarana, povo indígena Waimiri-Atroari, comunidades indígenas do Vale do Javari, Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Comissão Pastoral da Terra, Conselho Indigenista Missionário, Instituto Socioambiental, Movimento Nacional de Luta pela Moradia e Comitê da Verdade no Amazonas.
O evento contou ainda com a presença de representantes de órgãos públicos federais como a Justiça Federal, Ministério Público do Trabalho, Controladoria Geral da União, Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Manaus, Polícia Federal e Tribunal de Contas da União.
Em seu primeiro discurso oficial como chefe administrativo do MPF no Amazonas, o procurador da República Julio Araujo destacou o papel constitucional do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais e firmou compromisso pela valorização e fortalecimento da instituição no Estado. “Dada a posição estratégica do nosso Estado no território nacional, devemos convencer a Procuradoria-Geral da República da urgência na ampliação e fortalecimento do MPF no Amazonas”, disse.
ASSUNTOS: encontro, MPF, posse, Manaus, Amazonas