Comitê do Amazonas realiza ato na Ponta Negra contra violência sexual infantil

Manaus/AM - O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Amazonas realizou, neste domingo (18), um ato público na Casa de Praia Zezinho Corrêa, localizada na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. A mobilização marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação integra a campanha "Faça Bonito", que completa 25 anos em 2025. Durante o mês de maio, diversas atividades são intensificadas em todo o país com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil — uma das mais graves violações de direitos humanos, que segue em crescimento alarmante no Brasil.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas revelam que, apenas em 2024, o estado registrou 1.085 denúncias de estupro de vulnerável — crime que atinge crianças e adolescentes de até 14 anos. Os números reforçam a urgência de ações educativas e de conscientização voltadas à proteção da infância.
O ato contou com a presença de representantes da sociedade civil, autoridades públicas, estudantes, crianças, adolescentes e famílias. O evento incluiu atividades educativas, esportivas, culturais e de saúde, promovendo um espaço de mobilização coletiva e troca de informações sobre como prevenir e combater esse tipo de violência.

ASSUNTOS: Amazonas