Comissão do Senado aprova empréstimo de US$ 70 milhões para saneamento no Amazonas
Manaus/AM - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (3), um empréstimo de US$ 70 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao governo do Amazonas. A verba será destinada ao Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, com foco na melhoria das condições socioambientais e infraestrutura urbana do município.
O senador Omar Aziz (PSD-AM), relator da proposição, explicou que o Prosai visa urbanizar áreas de risco de alagação, como a região da Lagoa da Francesa. As obras incluirão drenagem, abastecimento de água e esgoto, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, parques urbanos e recuperação ambiental de áreas degradadas.
Aziz também destacou que o empréstimo é importante, uma vez que se trata de uma cidade que fica no meio da floresta amazônica. "Parintins é uma cidade conhecida pelo festival folclórico onde duas agremiações, boi Garantido e boi Caprichoso, se apresentam. É uma cidade no baixo Amazonas. Quando a gente fala baixo, é porque ela está abaixo do nível do rio Amazonas", disse o senador.
A matéria segue para o Plenário em regime de urgência.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas