Com presença de Lula, Mauro Campbell toma posse como corregedor nacional de Justiça
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, assumiu nesta terça-feira (3), o cargo de corregedor nacional de Justiça, em cerimônia que contou com a presença dos presidentes dos Três Poderes. Campbell, que sucederá o ministro Luis Felipe Salomão, ocupará a função até setembro de 2026. Como corregedor, ele será responsável por instaurar processos contra magistrados e realizar inspeções em varas e tribunais.
Natural de Manaus (AM), Campbell ressaltou, em seu discurso de posse, a importância de priorizar julgamentos relacionados à sustentabilidade, destacando as queimadas em biomas brasileiros. "Hoje, a dor é maior. É o Brasil quem está queimando, e cá estou, para, emanado com todos os juízes, apagar esses incêndios priorizando a sustentabilidade ambiental", afirmou.
Campbell convidou o Ministério Público, a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério do Meio Ambiente e a Polícia Federal para serem parceiros na identificação de obstáculos que dificultem a ação efetiva dos magistrados. Ele enfatizou que os juízes devem agir com isenção, imparcialidade, e ser pacificadores e promotores de harmonia. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, elogiou Campbell, destacando sua capacidade de supervisão dos 275 mil servidores do Judiciário.
Barroso sublinhou que a maioria dos juízes brasileiros são bem preparados e íntegros, e que Campbell estará à frente da supervisão para valorizar os bons e punir os desvios de conduta.
A cerimônia contou com a presença de figuras importantes, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, e outros ministros do STF e do governo. Campbell, que foi nomeado para o STJ em 2008 pelo então presidente Lula e atuou como ministro do TSE entre 2020 e 2022, traz sua vasta experiência para a corregedoria nacional.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas