Manaus/AM - Entre os meses de janeiro e novembro, as dez empresas que operam no transporte coletivo da cidade, registraram 3.556 assaltos, uma média de 10 por dia. Apenas no mês de novembro foram registrados 325 assaltos. O prejuízo para o sistema em 2018 já passa de R$ 938,6 mil.
Uma das soluções apresentadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro do Estado do Amazonas (Sinetram) para reduzir os índices de assaltos dentro dos coletivos é o uso dos cartões PassaFácil que tirariam o dinheiro de circulação dos ônibus. No entanto, além do dinheiro, os criminosos também roubam objetos pessoais dos passageiros como: celulares, cordões, dinheiro e etc. O que significa que o dinheiro no transporte coletivo não é o único fator que chama atenção dos bandidos.
O presidente do Sinetram, Carmine Furletti, explica que todas as imagens das câmeras de segurança dos coletivos são disponibilizadas para a polícia, para que ela identifique e prenda os criminosos, já que a responsabilidade pela segurança da população é dever do Estado.
Cartão Passafácil
O usuário que for emitir o cartão Cidadão deve se dirigir a um dos postos de atendimento do Sinetram localizados na sede do órgão ao lado do T1, no Terminal 3 ou no PAC Alvorada, e apresentar o RG e CPF. A emissão da primeira do cartão via é gratuita, a partir da segunda via o usuário paga uma taxa de R$ 15.

