Coleta de lixo tem como meta acabar com acúmulo no Centro

Por

08/07/2014 9h06 — em Amazonas

A Prefeitura de Manaus começou a atuar nesta segunda-feira, 7, com um novo sistema de coleta de lixo nas principais ruas de comércio popular do Centro. A proposta é acabar com o acúmulo de lixo nas calçadas, principalmente após o horário de expediente das lojas.

A coleta, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), é feita por meio de dois carros de pequeno porte, o que facilita a entrada e circulação dos veículos nas ruas mais estreitas.

O subsecretário da Semulsp, José Rebouças, explicou que um veículo foi destinado à coleta de lixo orgânico e o outro para a coleta dos materiais que podem ser reciclados. “Nós vamos levar o lixo orgânico até o caminhão coletor que fica na Feira da Banana. Já o seletivo vai para duas cooperativas aqui do centro da cidade”, explicou Rebouças.  

A coleta acontece em fase experimental na rua Marechal Deodoro e avenidas Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto e Sete de Setembro.

Antes de o procedimento começar, foi realizado junto a lojistas, camelôs e moradores destas vias um trabalho de conscientização por membros da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp). A ideia é de que todos tenham a noção de que podem contribuir com a melhoria do sistema de coleta.

“É importante que os lojistas tenham consciência da importância da participação deles nesse processo e saibam o horário da coleta para acabarmos com o acúmulo de lixo nas ruas” disse o presidente do Cedolp, Adriano Rodrigues.

 

Horários

Os horários de coleta do lixo já foram definidos em reunião envolvendo representantes da Semc, Semulsp, Associação Comercial do Amazonas (ACA) e Sindicato dos Vendedores Ambulantes (Sincovam). O lixo orgânico é coletado às 10h, 14h, 17h e 19h e o lixo reciclável às 10h, 14h, 16h, 18h e 19h.

Além da Semulsp, o projeto tem a parceria da Secretaria Municipal do Centro (Semc), que atua no projeto de revitalização da área.

“A Semc tem muitos projetos para o Centro executados em consonância com outras secretarias. Sempre trabalhamos com parcerias para que o Centro fique cada vez melhor”, disse o secretário da Semc, Glauco Luzeiro.

Fotos: Karla Vieira