Compartilhe este texto

CMM aprova proposta que blinda profissionais de beleza contra fechamento em crises

Por Portal Do Holanda

07/08/2025 14h28 — em
Amazonas


Foto: Pixabay

Manaus/AM- A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na última quarta-feira (6), um Projeto de Lei (PL) que classifica os serviços de estética como atividades essenciais na capital amazonense. O PL nº 042/2025 tem como objetivo permitir que profissionais da área possam continuar trabalhando mesmo em cenários de crise. A proposta segue agora para a sanção do prefeito.

Segundo o vereador Mitoso, a justificativa do projeto destaca a importância dos serviços de estética para a autoestima, saúde mental e economia da cidade. "Essa categoria de profissionais de beleza não é só beleza. Tem muito a ver com saúde. Fazer o cabelo, a unha, não é só estética, é saúde. Na pandemia, esses profissionais se sentiram desprestigiados, foram tratados como criminosos. Hoje, estamos comemorando essa vitória na Câmara," afirmou o vereador.

A presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Amazonas (Sindibeleza-AM), Antônia Moura, relembrou os desafios enfrentados durante a pandemia. "Ficamos com as portas fechadas por mais de três meses, sem poder trabalhar. Isso foi muito difícil para a categoria, porque somos essenciais. Hoje, estamos de parabéns, porque conseguimos nos tornar essenciais," disse ela.

O setor de estética e beleza é um dos mais importantes do país, movimentando bilhões de reais anualmente. O Brasil é considerado um dos maiores mercados do mundo nesse segmento, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas