Cidade do Autismo será construída na Avenida Constantino Nery; saiba mais

Manaus/AM - O prefeito David Almeida anunciou, nesta quarta-feira (12), o local onde será construída a fundação, em um terreno de 10 mil metros quadrados, situado em frente à plataforma de transferência da avenida Constantino Nery, no bairro São Geraldo. O projeto inclui um edifício de três andares, projetado para atender entre 12 e 15 mil crianças.
Com uma área construída de 5.002 metros quadrados, a Cidade do Autismo terá acessibilidade garantida para as famílias. Coordenado pelo Comitê Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), o complexo contará com um investimento total de R$ 12 milhões, oriundos da Prefeitura e emendas parlamentares. Após a emissão da ordem de serviço prevista para maio, a obra deve ser concluída em um ano, com a desapropriação de terrenos adjacentes para expansão do projeto.
O espaço oferecerá serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, incluindo atendimento odontológico, clínico geral, neurologia e terapia, visando tornar-se um modelo de excelência no atendimento a pessoas autistas no Brasil. O titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, enfatizou que investir em políticas públicas para o autismo é uma responsabilidade social importante para a gestão.
Além de promover a inclusão, o prédio será sustentável, utilizando energia solar e sistema de reaproveitamento de água da chuva, garantindo eficiência energética. A vice-presidente do CMGE, Dulce Almeida, destacou que a nova fundação ampliará o suporte já oferecido no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, abordando as necessidades de desenvolvimento neuro-sensorial e adaptação ao convívio social, além de educar as famílias sobre o autismo como uma condição, não uma doença.

ASSUNTOS: Amazonas