Ciclovia vai do Boulervard e passará pela avenida Brasil até a Marina do David, na Ponta Negra
O projeto de dotar a cidade de ciclovias para atender a grande demanda de ciclistas e também funcionar como modal de transporte urbano está sendo consolidado pela Prefeitura de Manaus, que esta semana apresentou a Ciclovia Boulevard-Ponta Negra, proposta por arquitetos, técnicos e designers do Implurb e deverá ser incluído nos lotes de licitações programados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura nos próximos meses. A ciclovia terá 14,6 km de extensão, começando no encontro das avenidas Duque de Caxias e Álvaro Botelho Maia, na Zona Centro-Sul, passando por vias como a avenida Brasil e Coronel Teixeira até chegar à Marina do Davi, na Ponta Negra, Zona Oeste.
Além da ciclovia propriamente dita, haverá asfaltamento e reforma de calçadas por sua extensão, segundo explica o Diretor de Planejamento do Implurb, Laurent Troost. Ainda não há previsão de valores para a empreitada, cujos cálculos estão sendo concluídos.
O plano cicloviário que incluí o trecho Boulevard-Ponta Negra terá pontos de ciclovia, ciclofaixas e áreas compartilhadas.
Na avenida Brasil haverá crescimento de calçada ao lado da via até o Boulevard. O crescimento será de até 2,50m, quando o uso for bidirecional (ida e volta), e até 1,80m para unidirecional. Nesta via o pedestre continuará contando com três pistas de calçadas, que passarão por requalificação, sem perda de espaço. No trecho do Boulevard, a ciclovia terá crescimento para o canteiro central, também sem prejuízo para o pedestre, uma vez que a sua caixa viária tem mais três conjuntos de calçadas.
Já na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, o projeto prevê a criação da ciclovia em frente ao Comando Militar da Amazônia, sem interferir no passeio público.
Por questões de segurança, de ciclistas e de cadeirantes nas rampas de acesso e nos usos compartilhados da via/ciclovia, o projeto prevê em sua extensão os chamados taxões, ou balizadores. Nos 10 trechos de mapas desenhados, há 7 pontos exclusivos de ciclovias e 7 de ciclofaixas com suas interseções e o uso compartilhado em locais onde não é possível ter projeto cicloviário único. Nesses pontos haverá ampla sinalização vertical e horizontal para orientação e educação de pedestres, ciclistas e motoristas de modo geral.
Pesquisa
A partir de uma pesquisa feita pelo grupo Pedala Manaus e a Empresa Jr. da Uninorte Laurearte, apresentada ao Implurb esta semana, de Contagem de Bicicletas, em 12 horas se descobriu que passam pela avenida Brasil, 1.151 ciclistas, uma média de 96/h.
Os dados foram coletados em duas vias, nas avenidas Brasil e André Araújo, no dia 5 de junho, utilizando a contagem manual e fotográfica de ciclistas, que permite ver e rever vários itens correspondentes aos deslocamentos por bicicletas. Cento e quarenta pessoas foram envolvidas no projeto, que casou perfeitamente com um dos trabalhos desenvolvidos pelo Implurb, o da Ciclovia Boulevard-Ponta Negra, que prevê 14,6 km para uso de bicicletas, passando pela av. Brasil.
A ciclovia está em fase final de ajustes para ser incluída em um dos lotes de obras que serão licitadas nos próximos meses pela Seminf. “Nossa prioridade de administração e compromisso público é com todos os modais, do transporte público ao pedestre, com equilíbrio. Temos a Nova Djalma Batista, que terá calçadas universais para o pedestre, e a Ciclovia Boulevard-Ponta Negra, que atenderá aos ciclistas. A ciclovia está sendo produzida porque olhamos para as plataformas da cidade e dentro da estrutura delas vamos adaptando o que podemos, para dar mobilidade urbana à capital”, explicou o presidente do Implurb, Roberto Moita.
A pesquisa apresentada constatou que a avenida Brasil é um foco de mobilidade via bicicleta, mas observou também a necessidade de campanhas educativas de segurança no trânsito. “Poucos usam capacete e respeitam as leis de trânsito, porque pedalam na contramão. E o número de mulheres pedalando é muito baixo, em razão da falta de segurança. Os homens são mais ousados”, explica uma das coordenadoras do Pedala, Simone Russo. As vias foram escolhidas para a contagem porque já constavam de material de pesquisa anterior como origem de ciclistas.
A pesquisa Contagem de Bicicletas – André Araújo/Avenida Brasil comprova a necessidade de uma atenção a um plano cicloviário para a Compensa e de educação de trânsito para todos os usuários, de quem pedala a quem dirige ou anda a pé.
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ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil