China vai doar dinheiro para ajudar no combate à crise na saúde em Manaus

Por Portal do Holanda

17/01/2021 8h35 — em Amazonas

Ministro Qu Yuhui garante ajuda - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Manaus/AM - O governo chinês anunciou que pretende doar dinheiro e outros recursos  para ajudar no enfrentamento ao ao colapso no sistema de saúde que atinge a capital e todos os municípios do Amazonas.

O ministro-conselheiro Qu Yuhui, disse em entrevista a CNN, que se solidariza com a situação do Brasil, sobretudo, com os amazonenses e que o país se mobiliza para ajudar. Ele afirma que por conta da distância entre a China e o Amazonas, não é viável o envio de cilindros de oxigênio, uma vez que a situação do estado é emergencial e que por isso, o recurso mais rápido e eficaz seria o financeiro.

O valor ainda não definido, mas Qu Yuhui explica a ajuda chegará logo: “Será um gesto de amizade e solidariedade. Será juntado a todos os esforços para ajudar o Amazonas”.

Nesse fim de semana embaixadores da China se reuniram com parlamentares do estado e estabeleceram alguns pontos. Nessa segunda-feira (18), uma nova conversa deve ocorrer para acertar detalhes da doação. Empresas chinesas também estão se mobilizando para enviar ajuda.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas