Compartilhe este texto

Cheia no Amazonas já afeta mais de 370 mil pessoas

Por Portal Do Holanda

07/06/2025 17h02 — em
Amazonas


Foto: Secom

O Governo do Amazonas divulgou neste sábado (7) um novo boletim sobre a cheia que atinge o estado. Segundo dados do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, 92.801 famílias foram diretamente afetadas, o que corresponde a aproximadamente 371 mil pessoas impactadas pela elevação dos rios.

Todas as nove calhas dos principais rios do estado seguem em processo de cheia, com picos previstos até julho. Dos 62 municípios amazonenses, 36 decretaram Situação de Emergência, 22 estão em estado de Alerta, um em Atenção e apenas três permanecem em condição de normalidade.

Foto: Secom

Desde o início da Operação Cheia 2025, deflagrada em 16 de abril, o governo estadual já distribuiu 250 toneladas de cestas básicas, 600 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável fornecidos pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e 10 kits purificadores do programa Água Boa. As ações beneficiaram os municípios de Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã — alguns dos primeiros a decretarem emergência.

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deslocou uma embarcação adaptada como hospital flutuante ao município de Anamã, a 165 quilômetros de Manaus. A cidade está entre as mais afetadas pela cheia. Na mesma semana, o Barco Hospital São João XXIII partiu da capital para prestar atendimento por sete dias à população ribeirinha.

A SES-AM também distribuiu 72 kits de medicamentos para os municípios de Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, alcançando mais de 35 mil moradores. Em Manicoré, uma nova usina de oxigênio foi instalada no hospital municipal, com capacidade de produzir até 30 metros cúbicos por hora — mais que o dobro da capacidade da antiga. Já em Apuí, foram enviados seis cilindros de oxigênio como reserva técnica, além de medicamentos e insumos hospitalares.

O acompanhamento da cheia é feito em tempo real pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas. O órgão monitora os níveis dos rios durante todo o ano e atua na antecipação de medidas emergenciais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas