Compartilhe este texto

Cheia coloca 43 municípios do Amazonas em situação de emergência

Por Portal Do Holanda

03/08/2025 15h34 — em
Amazonas


Imagens do município de Anamã durante a cheia. Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - A cheia dos rios já afeta 139.976 famílias — cerca de 560 mil pessoas — em todo o Amazonas, segundo boletim divulgado neste domingo (3) pelo Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais.

Embora todas as nove calhas amazônicas já iniciem a vazante, das 62 cidades do estado, 43 decretaram situação de emergência, 12 estão em alerta, uma em atenção e apenas seis permanecem em normalidade.  

Para reduzir os efeitos da enchente, o Governo do Amazonas distribuiu 770 toneladas de cestas básicas, 3 300 caixas-d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável, além de dez kits purificadores Água Boa e uma estação móvel de tratamento. Os insumos chegaram a 22 municípios mais críticos, entre eles Humaitá, Manicoré, Apuí, Boca do Acre, Borba, Anamã, Benjamin Constant e Tonantins.

Na educação, 453 alunos de Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini precisaram aderir ao programa “Aula em Casa” para não perder o ano letivo. Na saúde, a SES-AM remeteu 72 kits de medicamentos a sete cidades e instalou uma nova usina de oxigênio de 30 m³/h no hospital de Manicoré, além de enviar cilindros reservas e insumos a Apuí.

Lançada em abril, a Operação Cheia 2025 mantém assistência humanitária e um sistema de monitoramento 24 horas nos rios, coordenado pela Defesa Civil estadual. O órgão reforça que seguirá emitindo alertas enquanto a vazante não normalizar as cotas nos principais afluentes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas