Chega a 5 casos confirmados de Doença de Chagas no Amazonas

Por Portal do Holanda

15/04/2021 16h53 — em Amazonas

Equipe da FVS/AM - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Chegou a 5 o número de casos confirmados da Doença de Chagas, em Ipixuna, após ingestão de açaí contaminado de fabricação própria. Uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está no local investigando outros 21 casos suspeitos

Os cinco casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS), que processou as amostras coletadas do exame da gota espessa, pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipixuna. O açaí contaminado foi ingerido na comunidade Igarapé Porto Rico, zona rural do município. 

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, alerta para a importância da população buscar fornecedores de açaí que garantam a qualidade do alimento, a partir das normas de higiene, para evitar contaminação.

“Mesmo que a fabricação do açaí seja própria, é necessário que sejam observadas as condições de higiene dos manipuladores do fruto, já que, no Amazonas, a principal forma de transmissão da doença ocorre pela ingestão de suco de açaí contaminado”, alertou. Até esta quinta-feira (15), foram registrados sete casos da doença em 2021 – Manaus (2) e Ipixuna (5).

Sintomas

Os doentes podem apresentar um quadro de febre constante, inicialmente elevada, diarreia, vômito, dores de cabeça e musculares. Casos complicados podem evoluir com manifestações cardíacas, além do comprometimento do fígado e baço. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato previnem as formas crônicas da doença e a ocorrência de óbitos.

Transmissão

O parasita Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença. No Amazonas, a principal forma de transmissão da doença ocorre por meio de ingestão de suco de açaí contaminado. A principal forma de prevenção é a inspeção visual e catação dos frutos antes da preparação e manipulação dos alimentos.

Além do açaí, outros alimentos também podem estar envolvidos na transmissão oral do parasita, como frutas, vegetais e respectivas preparações, como suco de cana de açúcar, buriti e bacaba.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas