Compartilhe este texto

Céu carregado e sensação térmica de 38°C marcam sexta-feira em Manaus

Por Portal Do Holanda

14/11/2025 8h02 — em
Amazonas


Ruas alagadas - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Manaus amanheceu nesta sexta-feira (14) sob alerta de altas temperaturas e risco de tempestades, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão emitiu alerta amarelo para a capital, devido à possibilidade de ventos fortes e chuvas intensas que podem atingir rajadas de até 60 km/h. Já nas primeiras horas do dia, o céu apresentava grande quantidade de nuvens e sinais de aumento da instabilidade atmosférica.

A previsão indica que as tempestades devem ocorrer principalmente entre 11h e 12h, período em que as temperaturas devem variar entre 31°C e 32°C, com sensação térmica chegando a 38°C por conta da alta umidade. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 54%, enquanto os ventos, apesar das rajadas previstas, devem manter média de 2,1 m/s ao longo do dia. O calor deve permanecer intenso mesmo com o céu encoberto.

Após as chuvas previstas para o fim da manhã, a tendência é de que o clima apresente uma breve melhora. A tarde deve ter nuvens esparsas e temperaturas entre 30°C e 34°C. O aviso meteorológico, no entanto, ressalta riscos de alagamentos pontuais, queda de galhos e possíveis interrupções temporárias no fornecimento de energia, devido à força dos ventos.

O INMET orienta que, durante as rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a estruturas como torres de transmissão e placas de publicidade. Também recomenda que aparelhos eletrônicos ligados à tomada sejam evitados. Em caso de emergência, os órgãos competentes de atendimento são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas