Manaus/AM - O abacaxi produzido, principalmente, no Novo Remanso, em Itacoatiara. no interior do Amazonas, está sendo destaque da Vitrine do Agro, no Turistódromo, em Parintins. Com a iniciativa de divulgar o fruto, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), distribuiu 800 abacaxis aos visitantes que prestigiaram os serviços oferecidos pelo Governo do Amazonas, no sábado (29/06) e neste domingo (30/06).
A Vitrine do Agro conta com o apoio de todo o Sistema Sepror, com o intuito de apresentar amostras dos principais sabores nativos da região amazônica, que são produzidos pelos agricultores locais, além de serem comercializados nos programas de compra pública do Estado, e nas feiras da ADS.
Além dos abacaxis, a Sepror entregou 100 compotas de abacaxi, 200 caixas com produtos do agro, contendo doce de leite, castanha, guaraná, farinha, além de mais de 500 balas de cupuaçu, castanha e abacaxi.
Por sua vez, o presidente da Associação de Produtores de Abacaxi da região do Novo Remanso (Encare), Daniel Leandro, lembrou que a produção do abacaxi mais doce do mundo acontece em três regiões próximas, que pertencem a três municípios amazonenses: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
Selo IG
Diferenciado pela doçura e baixa acidez do fruto, o abacaxi produzido em Novo Remanso recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 2020. O reconhecimento foi publicado na “Revista da Propriedade Industrial” do Inpi, edição 2.579, de 9 de junho.


