Compartilhe este texto

Centro está mais seguro, diz delegado geral

Por Portal Do Holanda

23/04/2014 14h48 — em
Amazonas



Para o delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha, desde que as operações Centro Seguro começaram já se pode andar com maior segurança e tranquilidade no centro, pois o próprio índice de criminalidade diminuiu na área: em torno de 25% nas ruas por onde a fiscalização já passou. "A avenida Quintino Bocaiuva, por exemplo, era ponto de refino de droga. Agora, os terrenos começam a ser explorados mais como estacionamentos, o que gera renda para nossa cidade".

O major da PM César Andrade, responsável pela área, completou a informação com números. "Os homicídios, por exemplo, caíram de 46 para 24 em um ano. Os furtos, que eram cerca de 200 por mês, desde que as operações começaram, vêm diminuindo mês a mês".

O secretário do Centro lembrou que a sensação de segurança aumentou na opinião da própria população. "Percebemos que são encontradas cada vez menos irregularidades porque as pessoas estão vendo que o poder público está nas ruas e isto inibe ações".

Morador do Centro há 32 anos, o aposentado José Luiz Aparecido, confirma que hoje se sente mais seguro. "É preciso acabar com esses ‘inferninhos’. Toda hora tinha gente usando drogas por aqui, em plena luz do dia. Estou achando ótimo a prefeitura olhar para cá", comentou.

Serviços públicos presentes na operação

A Operação Centro Seguro também contou com a participação da Manaus Ambiental e Eletrobras Amazonas Energia, que constataram irregularidades diversas. Entre elas, ligações clandestinas nos hotéis colocavam em risco a segurança dos usuários e, por isso, foram cortadas.

Dentre os órgãos municipais que participaram da ação, estavam a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh); Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa); Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb); Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp); Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans); Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) e Casa Militar.

Fotos : Tácio Melo /Semcom


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: centro seguro 6, prefeitura, segurança, Manaus, Amazonas

+ Amazonas