Compartilhe este texto

Centenas com problemas de saúde por conta de fumaça em Manaus

Por Portal Do Holanda

18/10/2015 13h02 — em
Amazonas



Manaus/AM - A cidade voltou a ficar encoberta de fumaça neste domingo, 18, aumentando o número de pessoas com problemas respiratórios que buscam atendimento em unidades de saúde.

Chamadas do Serviço de Atendimento de Urgência Móvel (SAMU), filas dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e internações hospitalares só crescem por conta dos problemas desencadeados pela condição. Crianças e idosos são os que mais sofrem com o problema. A recomendação de médicos é que todas as pessoas passem a consumir muita água para manter a hidratação, e evitem ao máximo exposição em áreas mais poluídas. 

O problema continuará acontecendo enquanto as queimadas persistirem, como já havia alertado o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O forte calor e o clima seco na região contribuem para que o quadro se agrave.  De acordo com o instittuto, as previsões para chuvas também não são as mais animadoras e o mais provável é que continuem abaixo do normal, aliadas às altas temperaturas até dezembro.  O fenômeno, que teve início no dia 1o de outubro na capital, é resultado da queima de vegetação em várias regiões do Amazonas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  Conforme o Climatempo, ventos trazidos do Sudoeste e Sul predominam durante a madrugada transportam a fumaça para a cidade.  

Há ainda um aumento na intensidade do problema por conta das queimadas que acontecem em Manaus. No sábado, 17, pelo menos três incêndios de grandes proporções foram registrados pelo Corpo de Bombeiros na capital  Além disso, diversos focos de fogo são iniciados diariamente e nem todos os casos são registrados.  O Amazonas registrou entre 1o de janeiro deste ano até o dia 13 de outubro, mais de 12 mil focos de queimadas, segundo o Inpe. 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas