Cenipa aponta estouro em pneu como causa de queda de avião em Manaus
Manaus/AM - O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), foi divulgado na madrugada desta quinta-feira (30) e apontou que a queda do monomotor Piper PA-32R-301T “Saratoga” de matrícula PR-CMC foi causada por um pneu que estourou.
O acidente ocorreu no dia 04 de dezembrou de 2022, por volta das 15h47, após pousar no Aeroclube, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com o relatório, o piloto e mais dois passageiros estavam a bordo da aeronave não sofreram ferimentos. O monomotor decolou por volta das 14h, em um voo particular.
Ao retornar para o local, por volta das 15h47, o pneu esquerdo tocou na pista e estourou. Em seguida, o avião saiu da pista pela esquerda, o trem de pouso esquerdo colidiu com um degrau de uma taxiway e foi danificado. O avião sofreu dano substancial.
O Cenipa apontou ainda que o acidente não foi comunicado ao Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) pelo operador. "O SERIPA VII ficou sabendo desta ocorrência por meio de informações prestadas por terceiros", diz trecho do documento.
"O fato de a ocorrência não ter sido reportada e a remoção da aeronave ter ocorrido sem a autorização da Autoridade de Investigação SIPAER, por parte do operador, prejudicaram as investigações realizadas pela Comissão de Investigação", finaliza o documento.
ASSUNTOS: Amazonas