Casos de surto após consumo de tucumã sobem para 48 em Manacapuru, no Amazonas

Por Portal do Holanda

21/07/2021 17h22 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Cerca de 48 pessoas estão envolvidas no surto de Doença Transmitida por Alimento (DTA), tendo como uma das suspeitas de causa a ingestão do tucumã, na comunidade Irapajé, em Manacapuru, interior do Amazonas.

Dos 48 envolvidos, 23 pessoas receberam atendimento médico/hospitalar. Até esta quarta-feira (21), uma pessoa permanece internada na rede de saúde pública em Manaus, que foi transferida da rede de saúde pública em Manacapuru.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, aponta que o surto de DTA em Manacapuru é considerado controlado, devido à ausência de notificação de novos casos. “A FVS-RCP considera que o surto de DTA em Manacapuru foi controlado, já que não há mais notificações de novos casos há mais de 24 horas”, detalha.

As amostras de água coletada em Manacapuru e de tucumã, que é um dos frutos suspeitos da causa da doença, foram encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública da FVS-RCP (Lacen/FVS-RCP).

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas