Compartilhe este texto

Capacitação aborda temas relacionados às doenças pulmonares em fumantes

Por Portal Do Holanda

27/08/2015 14h46 — em
Amazonas



O primeiro dia da capacitação 'Abordagem intensiva do fumante', realizada pelo Governo do Estado, através da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), trouxe à tona temas relacionados às doenças pulmonares, ações de tabagismo em Manaus, entre outros de suma importância para a compreensão do perfil e do universo do fumante. As informações são primordiais para a definição do tratamento adequado a cada indivíduo durante o tempo em que permanecer sob os cuidados das equipes multidisciplinares atuantes nos 14 ambulatórios da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e que foram criados com esta finalidade.

Segundo a chefe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon e coordenadora de atenção oncológica do Estado, enfermeira Marília Muniz, cerca de 100 pessoas devem participar da atividade, que segue até esta sexta-feira (29), entre elas, representantes de nove municípios interessados em implantar nas localidades um modelo de ambulatório do fumante. São eles: Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo – esses quatro situados na Região Metropolitana de Manaus (RMM) -, Parintins, Eirunepé, Borba, Apuí e Japurá, além de agentes da capital. A programação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no próximo sábado (29). O diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, ressaltou que os males causados pelo tabagismo devem servir de alerta à população, já que o fumo é considerado um fator de risco para diversas enfermidades, entre elas, o câncer e as doenças cardiorrespiratórias. “Quase 100% das mortes por câncer de pulmão têm relação direta com o tabagismo. Além disso, este tipo de hábito aumenta as chances de se desenvolver tumores malignos de boca, laringe, faringe, esôfago e até de bexiga”, destacou.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas