Câncer de pênis faz cerca de 12 homens terem pênis amputados por ano no Amazonas
Manaus/AM - Cerca de 12 homens têm os pênis amputados por ano no Amazonas por causa de câncer no órgão genital. Em média 515 penectomias (cirurgia de retirada total ou parcial do pênis) são realizadas no Brasil por ano, segundo o Ministério da Saúde.
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon)confirmou ao Portal do Holanda que cerca de 10 a 15 casos de câncer de pênis são diagnosticados por ano.
A pesquisadora da FCecon, Valquíria Martins, fez uma tese de doutorado sobre a relação do Papilomavírus humano (HPV) com o câncer de pênis. E os pacientes que fizeram parte da pesquisa têm em média, 57 anos. Entretanto, 21% dos homens tinham menos de 39 anos.
O Sistema Brasileiro de Urologia (SBU) revelou no início do ano que as regiões com maior número de amputações, são elas Sudeste (2.872 casos), Nordeste (2.104), Sul (1.134), Norte (631) e Centro-Oeste (472). E os estados com mais cirurgias do tipo foram São Paulo (1.227), Minas Gerais (1.067) e Paraná (582).
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, Saúde e Bem-estar