Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Campanha vai arrecadar ‘bichinhos de pelúcia’ para filhotes órfãos de animais silvestres

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) dará início nesta quarta-feira, 18, a uma campanha para arrecadação de “bichinhos de pelúcia”, com a finalidade de atender às necessidades de acolhimento de filhotes órfãos de animais silvestres que se encontram abrigados no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras.

Atualmente, a unidade de conservação, gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, mantém dez filhotes acolhidos e em tratamento, depois de terem sido resgatados ou entregues na Unidade de Conservação. Os bichinhos de pelúcia são destinados, sobretudo aos filhotes de preguiça, macaco e tamanduá para que se sintam mais seguros e protegidos.

Os filhotes mantêm-se agarrados aos bichinhos de pelúcia como se estivessem ligados às suas mães. “O animal de pelúcia acaba funcionando como uma mãe num momento em que o filhote precisa do cuidado afetivo e calor, pois ele pensa que aquele é o corpo da mãe”, explica a chefe da Divisão de Áreas Protegidas da Semmas, Socorro Monteiro. Segundo ela, o “bichinho de pelúcia” é um instrumento que simula afeto, proteção e carinho da mãe, além da manutenção da temperatura do bebê.

Socorro Monteiro acrescenta que a ausência da mãe impede que o filhote desenvolva algumas habilidades, como caçar e se proteger. “E ele certamente terá 100% de chances de ser encaminhado para um zoológico, fadado à vida em cativeiro”, disse.

Os interessados em apoiar a campanha podem fazer a entrega dos “bichinhos de pelúcia” na sede da Semmas, localizada na rua Rubídio, 288, na Vila da Prata (por trás da Escola Municipal Joaquim Gonzaga), no horário comercial. No local, haverá uma caixa para recebimento das doações. “Muitas vezes esses brinquedos são deixados de lado e acabam acumulando ácaros e poeira e são até descartados indevidamente no lixo comum, por isso pedimos o apoio nesta ação”, explica Socorro Monteiro.  

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.