Campanha Junho violeta alerta para combate violência contra idosos no Amazonas

Manaus/AM- Hoje (15) é celebrado no mundo todo o Dia Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e a Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (Decci) da Polícia Civil do Amazonas realiza durante todo o mês, a campanha Junho Violeta.
A ação visa alertar a população sobre os diferentes tipos de violência contra idosos e incentivar a denúncia desses crimes. Em 2024, foram registrados mais de 4,5 mil boletins de ocorrência no estado, o que aponta para a importância de campanhas como essa.
"Existem vários tipos de violência contra essas vítimas, entre elas a física, psicológica, sexual, patrimonial, verbal e, também, aquelas causadas por atos de omissão, como negligência e abandono. Essas violências, muitas vezes, são invisíveis e podem ocorrer simultaneamente. Em 2024, foram registrados mais de 4,5 mil Boletins de Ocorrência (BOs). E apenas entre janeiro e maio deste ano, já ultrapassamos a marca de 2 mil registros, o que mostra que a população está confiando no trabalho da polícia e denunciando", afirma Andrea Nascimento.
A delegada Larissa Barreto reforça que os agressores costumam ser pessoas próximas das vítimas, geralmente no ambiente familiar, e destaca a importância de familiares e vizinhos observarem sinais de maus-tratos para ajudar na denúncia.
As denúncias podem ser feitas presencialmente na Decci, em delegacias próximas, pela Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br) ou anonimamente pelos números Disque 100 e Disque 181. A polícia afirma que o combate à violência contra idosos é contínuo, e a colaboração da sociedade é fundamental para proteger essa parcela da população.

ASSUNTOS: Amazonas