Home Amazonas Campanha de vacinação contra sarampo tem 183 postos em Manaus
Amazonas

Campanha de vacinação contra sarampo tem 183 postos em Manaus

Imunização

Envie
Campanha de vacinação contra sarampo tem 183 postos em Manaus
Campanha de vacinação contra sarampo tem 183 postos em Manaus
Envie

Manaus/AM - Tendo como público-alvo pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 10/2, a nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em 183 salas de vacina da capital, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e policlínicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, informa que a campanha seguirá até o dia 13 de março e as pessoas na faixa etária indicada devem procurar uma unidade de saúde para avaliação da situação vacinal.

“A pessoa que não apresentar vacina em dia será imunizada. O importante é que a população tenha consciência de que a vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo e por isso é essencial que procure uma unidade de saúde”, alertou Isabel Hernandes.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, essa nova etapa da campanha é uma orientação do Ministério da Saúde para o controle dos casos de sarampo registrados no país, já que ainda há notificação da doença em outros Estados brasileiros.

“Em Manaus, o surto foi controlado em janeiro do ano passado a partir de várias ações de imunização executadas pela Prefeitura de Manaus, envolvendo a faixa etária de seis meses a 49 anos. Com isso, grande parte da população de Manaus já está protegida contra a doença, então esta nova etapa nacional da campanha é mais um momento de intensificar a oferta da vacina, avaliar os cartões de vacinação e identificar pessoas que ainda não estão imunizadas”, afirmou Marinélia Ferreira.

Unidades de saúde

A recomendação é para que população procure uma unidade de saúde, apresentando, preferencialmente, o cartão de vacina, o Cartão SUS e um documento de identidade.

O Dia “D” da campanha está marcado para o próximo sábado, 15/2, nas unidades de saúde da rede municipal que irão funcionar das 8h às 17h.

A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para a população durante todo o ano na faixa etária de seis meses a 49 anos.

Esquema vacinal

Apesar do fim do surto de sarampo em Manaus, continua vigente na rede municipal a aplicação de dose extra da tríplice viral para crianças de seis a 11 meses, seguindo com o esquema de rotina preconizado a partir de 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias da dose antecipada, e complementação com a segunda dose, a ser realizada com a vacina tetra viral a partir dos 15 meses de idade. Pessoas até 29 anos sem vacinação devem receber duas doses. Para adultos de 30 a 49 anos sem vacinação, a recomendação é dose única.

A lista com o endereço das 183 Salas de Vacina em Manaus pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

Siga-nos no

Google News