Cães e gatos são vacinados em áreas afetadas pela enchente em Manaus

Por Portal do Holanda

13/05/2021 20h09 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Seguindo o Plano de Contingência para Enfrentamento do Evento Enchente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, tem executado a vacinação antirrábica de cães e gatos nas áreas de bairros em risco de enchente. A ação já atendeu comunidades nos bairros Educandos, São Jorge e Centro, com a imunização de 529 animais (373 cães e 156 gatos).

A vacina deve ser aplicada uma vez ao ano, para garantir a proteção de cães e gatos contra a doença.

O CCZ oferece a vacina antirrábica para cães e gatos durante todo o ano em postos fixos, além de realizar anualmente a campanha de vacinação antirrábica com ações de casa em casa. Mas, conforme informa a chefe do setor de Remoção e Captura do CCZ, bióloga Shelley Sâmia de Sá Fernandes, no período de cheia dos rios é feita a busca ativa para identificar animais que não foram vacinados na campanha do ano passado ou que nasceram após o período de campanha.

O trabalho do CCZ tem sido executado por uma equipe formada por vacinadores e biólogos, e vai seguir para atender as comunidades de acordo com o ritmo de inundação das áreas.

Sinan

Além da vacinação antirrábica, o CCZ faz monitoramento dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/Ministério da Saúde), para vigilância de acidentes com animais peçonhentos, acompanhando também as notificações dos casos de leptospirose, zoonose transmitida pelo contato com urina de animais infectados, principalmente de ratos, ou água e lama contaminadas pela bactéria Leptospira.

“A partir das ocorrências notificadas no Sinan, é possível organizar visitas zoosanitárias para vigilância ambiental, quando é feita avaliação da situação e as intervenções necessárias para controle e prevenção de doenças”, informa Shelley Fernandes.

Serviços

O CCZ mantém atualmente dois postos de vacinação antirrábica na rotina de serviço, durante todo o ano, na sede do CCZ, na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e na Unidade Móvel do CCZ, instalada na minivila olímpica do Coroado, na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas