Compartilhe este texto

Cães da PM treinam para melhorar buscas por desaparecidos, armas e drogas

Por Portal Do Holanda

23/11/2020 2h27 — em
Amazonas


Cães policiais passam por treinamento (Foto: Carlos Soares/SSP)

Manaus/AM - Cerca de 12 cães da Segurança Pública e seus condutores participaram de adestramento para atuação na procura por pessoas desaparecidas, faro de armas de fogo e de drogas durante cinco dias.

Ao todo, 30 profissionais do do Amazonas, Goiás e Roraima, entre policiais civis e militares, bombeiros e integrantes das Forças Armadas, além de profissionais civis que atuam em atividades com cães e polícia penal participaram do treinamento.

Também estiveram no adestramento vários cães de diferentes modalidades, como Gaia, que participou da missão em Brumadinho - município de Minas Gerais onde um acidente com uma barragem fez centenas de vítimas.

Modalidades - Para os animais, o adestramento deve melhorar o equilíbrio e o temperamento em ações policiais, como explica o especialista. As modalidades de treinamento foram busca e resgate, busca e captura, guarda e proteção, e faro de substâncias.

Especializações – Os cães reagem de maneira diferente, dependendo das ações para as quais são designados. Quando encontram uma arma de fogo, por exemplo, eles sentam e ficam parados à espera do policial se aproximar com a bolinha de recompensa. 

No caso de entorpecentes, eles sentam e olham fixamente para a droga. Já quando farejam corpos, os animais reagem e começam a latir, avisando ao policial que alguém ali precisa de ajuda. Segundo Jannoth Coelho, o adestramento funciona como um jogo para os cães.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas