Barragem rompe e deixa BR-319 totalmente interditada no Amazonas
Manaus/AM - O tráfego de veículos no quilômetro 24 da BR-319 está completamente bloqueado desde domingo (1º), depois que uma barragem que dá acesso às balsas no trecho do Rio Curuçá, no município de Careiro da Várzea, cedeu.
O problema teve início ainda na sexta-feira (31), por volta das 17h, e, mais de 40 horas depois, a situação segue sem solução definitiva, mantendo a interdição total da via.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), equipes foram enviadas ao local no domingo para tentar restabelecer o tráfego o mais rápido possível. A expectativa inicial era liberar o acesso nesta segunda-feira (2).
A obra na região já estava parada por conta do aumento do nível do rio e do agravamento de um buraco na estrutura da ponte sobre o Rio Curuçá. A força da água, vinda do Rio Tupana, tem arrastado as pedras que sustentam o trecho, piorando ainda mais o cenário.
Vale lembrar que a antiga ponte sobre o Rio Curuçá desabou em 28 de setembro de 2022, deixando cinco mortos e mais de dez feridos.
A construção da nova ponte foi retomada em dezembro do ano passado. Já a ponte sobre o Rio Autaz Mirim também está sendo reconstruída, com previsão de conclusão até novembro deste ano.
ASSUNTOS: Amazonas