Balsa é apreendida com 10 toneladas de produtos irregulares

Por Portal do Holanda

11/03/2016 16h16 — em Policial

Manaus/AM - Nesta sexta-feira (11), uma balsa transportando mais de 10 toneladas de mercadorias sem nota fiscal foi apreendida no Porto do São Raimundo, na zona oeste. A embarcação San Marino III veio da cidade de Belém (PA) e atracou no porto na tarde de quinta-feira (10), por volta das 17h, onde ficou sob vigilância até a manhã de hoje.

Até o início da tarde desta sexta-feira (11), foram cerca de 10 toneladas de café, 900 quilos de mariscos (entre camarão e caranguejo), 16.800 unidades de cerveja, 3.600 unidades de garrafas de vinho, 9 caixas de isopor grande com camarão, sem nota fiscal, além de diversos fardos de confecções, calçados e material de construção, que iriam entrar no Estado sem comprovação de pagamentos de impostos. 

A contagem dos produtos deve se estender até o sábado (12), por conta da grande quantidade de material apreendido, os proprietários deverão pagar os impostos com a multa.

As cargas ficarão disponíveis para os proprietários resgatá-las. Caso ninguém se responsabilize, os produtos apreendidos poderão ser doadas a instituições sem fins lucrativos após o procedimento de impedimento. Caso o prazo de validade dos produtos expire, o material será descartado.

Monitoramento - O Serviço de Inteligência Fiscal da Sefaz-AM vem monitorando os principais portos da cidade para identificar indícios de sonegação como embarque e desembarque de cargas suspeitas, horários de operações fora do usual. Na quinta-feira (10), os auditores desconfiaram da balsa oriunda do Estado do Pará por desembarcar produtos fora do horário padrão.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial