Início Amazonas Audiência pública vai discutir regime tarifário que impacta Zona Franca
Amazonas

Audiência pública vai discutir regime tarifário que impacta Zona Franca

Pedido de revogação

Envie
Envie

Solicitação de audiência foi feita pelo senador Omar Aziz

Uma portaria do Ministério da Economia que regulamenta a aplicação do regime de ex-tarifário na redução do Imposto de Importação sobre bens de capital e de informática e telecomunicações será tema de audiência pública interativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira (9).

Destinado a promover a atração de investimentos no País, o regime de ex-tarifário reduz temporariamente a alíquota do imposto de importação de bens de capital e de informática e telecomunicação, quando não houver produção nacional equivalente. Fora desse regime, as alíquotas são de 14% e 16%.

Foram convidados para a audiência o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo de Menezes; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan; o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior; o diretor de Relações Governamentais da empresa Positivo, José Goutier Rodrigues; e Daniel Godinho e Paulo Gala, representantes da empresa WEG e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), respectivamente.

Portaria

Editada em 24 de junho, a Portaria 309/2019 estabelece novos instrumentos com o objetivo de zerar tarifas nesses setores. Porém, o senador Omar Aziz (PSD-AM), ao justificar o requerimento de audiência, argumenta que a norma pode comprometer a produção brasileira e a geração de empregos. No entendimento dele, a portaria exorbitou de seus poderes ao determinar que, se o produto nacional for pelo menos 5% mais caro que o importado, não será considerado como similar nacional, “prejudicando dessa forma a indústria nacional”. Em 3 de julho, a Abinee protocolou solicitação ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para revogar a portaria.

LEG: Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

omar_aziz_edilson_rodrigues_ag_senado_0.jpeg
omar_aziz_edilson_rodrigues_ag_senado.jpeg
omar_aziz_edilson_rodrigues_ag_senado_0.jpeg

Siga-nos no

Google News