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Audiência Pública debate falta de dragagem do Rio Madeira

Por Portal Do Holanda

18/05/2015 18h38 — em
Amazonas



A falta de dragagem do Rio Madeira preocupa entidades e empresas de navegação fluvial da Região Amazônica. Com a proximidade do período de vazante, quando os níveis dos rios baixam, a Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) alertaram sobre os impactos negativos de navegabilidade ao transporte de cargas. 

A capacidade de operação do setor tem enfrentado redução na seca nos últimos anos. O assunto foi um dos temas discutidos durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (18), em Manaus.

O Rio Madeira, que banha o Amazonas e Rondônia, é uma das principais rotas fluviais das embarcações que transportam suprimentos, escoam produção agrícola e combustíveis na região. Pelo Rio Madeira são transportados nas embarcações só de grãos aproximadamente 5 milhões de toneladas, de acordo com a Fenavega.
 
A área compreendida como Hidrovia do Madeira pelo governo federal abrange o trecho de Porto Velho (RO) até a foz do rio, na confluência com os rios Amazonas e Apurinã. São 1.056 km do Rio Madeira e mais 212 km do Rio Aripuanã, considerados navegáveis pela Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC). Entretanto, na prática a situação de navegabilidade é diferente da estimada pela administração da hidrovia. 

O Rio Madeira mesmo sendo a principal rota do transporte cargas não tem sido foco dos investimentos da navegação de responsabilidade do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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